Thiara Cavadas

Thiara Cavadas é head de pesquisa e atualmente desenvolvedora da metodologia da Envisioning, empresa que cria relatórios interativos sobre o futuro baseados em tecnologias emergentes. Formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e University of Birmingham, já liderou projetos de pesquisa para instituições como a Força Aérea da Suíça, The World Food Program (ONU), The World Government Summit e empresas privadas como a Lego, Amil e Unilever. É co-desenvolvedora do Futurekit, um workshop de choque do futuro testado com centenas de participantes em corporações como Google, Rede Globo e Visa. Além disso, faz contribuições para publicações como o Ponto Eletrônico da Box 1824 e palestras em eventos como Meca Inhotim, discorrendo sobre tecnologia, comportamento e cenários futuros.

pAinel: O futuro é feminino?

O futurismo vem ganhando notoriedade na área dos negócios como uma disciplina que busca tendências e reflete sobre cenários futuros de forma crítica e calcada em diferentes metodologias. Contudo, é importante considerar que cada futurista possui seu olhar autoral, o que faz com que nos perguntemos se características como o gênero, a etnia, raça, a classe social e outras características demográficas podem ter influência na maneira como o futuro é visualizado e posto em prática. 
O debate conta com a presença de quatro futuristas que tratarão sobre a importância e o diferencial de se ter mulheres trabalhando na área e por que a diversidade é essencial para se pensar o futuro. Para além do viés reflexivo, também abordaremos como é o trabalho de um futurista na prática, suas metodologias e focos.