Roberta Robert

Com uns aninhos de carreira como Pentester, um mestrado em criptografia aplicada, privacidade e segurança pela Polytech de Nice na França; e umas pesquisas rolando sobre comportamento e segurança dentro de ambientes ágeis, a Rob é uma pessoa que sempre acha mais coisas para se meter. Foi fundadora do hackerspace de Porto Alegre (Matehackers), e alguns grupos de tecnologia da capital gaúcha, e continua ajudando a tocar uns grupos por aí: o capítulo de Womens who go e o GDG de Porto Alegre.

Palestra: Protect the Nudes! - Como se defender (um pouquinho melhor) de ataques pessoais na prática.

É aquela coisa: quem, da área de segurança, nunca teve aquele pavorzinho de ver alguma conta tentar ser acessada, algum dado vazado ou algum ataque sendo levado à cabo em tempo real, fazendo o frio na espinha subir imediatamente?
Essa palestra é uma soma de experiências que eu venho tendo, de amigas próximas da área de tecnologia que acabaram sendo alvos de ataques nos últimos tempos - variando de zoação à ameaças de morte. Também é uma chamada para um problema nosso de todo o dia: como  (e por quê) a gente aplica mal algumas ferramentas de segurança, mesmo sendo da área.
Eu vou abordar o contexto cultural, contexto de recorte (por que essas pessoas/eu sou um algo? qual a motivação?), entre procedimentos legais e ilegais adotados como práticas comuns para se defender nesses casos, e - claro, muita informação técnica sobre como se defender (melhor) e conseguir entender quando um ataque desses está sendo levado à cabo.