Rob Robert

Hacktivista de coração e engenheira de segurança de resto, com uma longa trajetória informal e no mercado (juntando experiências como pesquisadora, professora, pentester e programadora). Busca melhorar o mundo difundindo o conhecimento que tem em algumas iniciativas (HexQueens, Girls Who Hack, Django Girls, Pyladies, Womens Who Go, Hackerspace Matehackers, entre outras) e ajudando pessoas em situação de risco com o seu conhecimento sempre que pode.

Palestra: “Quero ver você provar isso”: uma conversa sobre o papel do hacktivismo e o limite da nossa lei em casos de abusos online

Não são poucos os casos de abuso online e de extrapolação de abusos do ‘mundo real’ respingando nos nossos meios de comunicação de massa. Atualmente, conhecemos vários casos de ataques e de ameaças que se tornaram famosos, pessoas que já tiveram dados roubados, ou até mesmo pessoas que tiveram a sua integridade física ameaçada através de mensagens anônimas - tudo isso através das mesmas ferramentas que todos nós usamos, todos os dias.

Esta conversa visa entender um pouco por quê a violência acontece, em um primeiro momento, além de analisar os vetores mais comuns de ataque e causas de invasão. Vou mostrar também o passo a passo de uma denúncia, as formas mais comuns de como ajudar alguém em uma situação vulnerável e como coletar evidências de uma maneira que possam ser aproveitadas em um processo.

Esta iniciativa vem da idéia de compartilhar com a nossa comunidade de segurança casos reais em que conhecimentos específicos da área ajudaram a salvar vidas, além de mostrar que é possível, sim, fazer a diferença na sociedade e ajudar as pessoas.