PALESTRANTE DO ROADSEC Belo Horizonte
Boot Santos

Bernardo
Riedel

Professor aposentado
da UFMG e sócio da
B. Riedel Ciência
e Técnica Ltda.

B. RIEDEL CIÊNCIA
E TÉCNICA LTDA

Aos 13 anos começou a se interessar pela astronomia e por instrumentos astronômicos, construindo o seu primeiro telescópio. Na década de 60, ingressou na Universidade e devido as dificuldades de mercado na área da astronomia, optou pela área biomédica.

Formando-se na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFMG com a especialização em diagnóstico de doenças tropicais.

Em 1970 foi aprovado para professor na UFMG na área de Parasitologia Clínica, e convidado a ser presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG). Em 1978 abandonou a profissão e se dedicou inteiramente a astronomia e a fabricação dos telescópios.

Uma modesta oficina que já possuía foi transformada em uma pequena fábrica para a produção de telescópios em série, o objetivo foi divulgar ciência e tecnologia através dos telescópios e dos mais de 15 observatórios que montou em nosso país, construindo inclusive as cúpulas.

Hoje, aos 78 anos, segue fabricando estes instrumentos e restaurando observatórios existentes. E neste ano de 2018 está completando exatamente 65 anos desde que fabricou o seu primeiro telescópio.

UMA ESTRANHA ROCHA
Estudando os planetas do sistema solar, vemos o quanto são hostis a existência de vida. Ou possuem atmosferas tóxicas,ou não tem nenhuma. Ou estão muito perto do Sol, sofrendo a ação de intenso calor e bombardeio de radiações ou muito distantes e frios. Com recursos cada vez mais sofisticados, já foram descobertos até agora mais de 3500 planetas orbitando outras estrêlas. E praticamente todos numa situação semelhante ou até pior. Mas diante de ambiente hostis, existe um planeta pequeno, rochoso, no tamanho certo, a uma distância certa de sua estrêla, com atmosfera certa, transparente, com todas as condições para a vida. Esta estranha rocha, a Terra, diferente de tudo, será que existe outra no universo ? Alguns astrônomos dizem que não.

Eixo:
Ciência & Academia

Outros
PALES-
TRANTES

Conheça todos
os palestrantes
do Roadsec Belo Horizonte