[SÉRIE 101] Hacking scenes - O mundo dos filmes, séries e documentários hackers

Matrix

Matrix

Quando eu falo sobre hacking, qual é a imagem que vem na sua cabeça? Com a popularização da internet, digitalização de serviços e dados em massa na nuvem, onde todo mundo tem um dispositivo inteligente e depende de forma vital dele, a imagem do hacker finalmente deixa de ser só um "criminoso encapuzado" e hoje já domina o mundo, inclusive o de Hollywood. Hoje vamos dedicar o post a grandes obras do cinema, da televisão e do entretenimento que construíram personagens e obras sobre hacking que tanto amamos.

V de Vingança

V de Vingança

É difícil dizer quem foi o primeiro hacker a fazer sucesso nas telas, pois o próprio hacking em si sempre foi envolto de muitos mistérios e polêmicas. Definir o que é um hacker é uma tarefa complexa até hoje, mas várias produções tentaram personificar a figura ou a cultura. Desde fantasias cyberpunks como Akira até inspirações ativistas como V de Vingança ou novas fronteiras visuais como Tron e o Quinto Elemento, muitos detalhes se juntam para montar a persona e a história de um hacker. Seja meramente visual, seja político, seja bélico, seja transgressor ou agressivo e sombrio, seja revolucionário, alívio cômico, herói ou vilão, seja policial ou ladrão, vamos tentar falar um pouco de todas essas facetas (e pode se preparar, são muitas).

Hack the planet!

Hack the planet!

FILMES

De acordo com essa completíssima lista gringa da Cybersecurity Ventures, os hackers estão pelos telões desde 1969, com aparições de personagens aficionados por tecnologia e proeminentes em técnicas de invasão. Em 82 é que chega o clássico Tron, seguido por War Games (estrelado por Matthew Broderick) e Sneakers em 92 - com menção honrosa para o hacker Newman, em Jurassic Park, de 93, até chegarmos finalmente no clássico Hackers, de 1995, o primeiro longa a trazer a palavra diretamente em seu título. E é claro, Angelina Jolie em seu casting! O filme é visto tanto como piada (pela pouca fidelidade a realidade técnica) como também orgulho, popularizando o grito de guerra "Hack The Planet". Em 99 o filme Matrix, inspirado no livro cyberpunk Neuromancer, chega nos cinemas e firma o mundo dos hackers como um blockbuster garantido. E daí para frente vem sucesso atrás de sucesso. Confira na lista todos os grandes nomes por ordem cronológica!

Citizenfour

Citizenfour

DOCUMENTÁRIOS

Com o grande sucesso do tema hacking e grandes nomes construindo um enorme legado no mundo da tecnologia, os documentários começaram a procurar contar a história não só de empresas e personalidades, mas também de grupos e cultura do mundo hacker. O fenômeno sai das sombras e do mundo da fantasia para ensinar ao público que, sim, os sistemas estão sob seu comando. Recomendamos Takedown (2000, sobre Kevin Mitnick), A História Secreta do Hacking (de 2001, com Draper, Wozniak e Mitnick), Hacking Democracy (de 2006), Hackers Are People Too (de 2008, sobre comunidade), Underground (de 2012, sobre Julian Assange), We Are Legion (de 2012, sobre o grupo Anonymous), Citizenfour (2014, sobre Edward Snowden) e Zero Days (de 2016, sobre o Stuxnet). Mas existem muito mais documentários excelentes sobre o tema e todos estão devidamente enumerados nessa lista.

Mr. Robot

Mr. Robot

SÉRIES

Os filmes chamaram atenção, os documentários esclareceram as dúvidas, mas as séries vieram pra ficar! Na era do streaming, não podemos deixar de notar alguns dos maiores nomes e obras da cultura hacker ganhando uma força tremenda e finalmente encerrando as discussões sobre as ideias rasas que o público ainda poderia ter. É bem óbvio que nossa primeira indicação é a aclamada série que levou Rami Malek ao estrelato ao lado de Christian Slater, e uma obrigação na lista de qualquer internauta que se preze: Mr. Robot (2015). Essa lista do Sickeira também tem algumas outras indicações muito boas mas que não necessariamente tem hacking como seu tema principal, embora alguns dos protagonistas sejam hackers, como CSI: Cyber (2015), The Code (2014), Dark Net (2016), Scorpion (2014), Halt and Catch Fire (2017) e por aí vai!

Ghost In The Shell

Ghost In The Shell

ANIMES & COMICS

Para os mais aficionados, nerds da obscuridade, otakus e dorks em geral, as obras sobre hacking não tem limites. Pra quem diz que desenho é coisa de criança, certamente não parou pra ver Cowboy Bebop (2001) e nem Neon Genesis Evangelion (1995). Além desses dois incríveis clássicos, não podemos deixar de exaltar a obra prima do cinema japonês e blockbuster mundial Ghost In The Shell (1995), que inclusive virou filme live-action em 2017 com direito a Scarlett Johansson. Vários outros personagens hackers são destaque em animes e desenhos animados, como essa lista aqui resume, e queremos deixar mais algumas recomendações, como Serial Experiments Lain (1998) e  - pasmem! - Digimon (1999). Fica aqui a menção honrosa para os hackers dos quadrinhos, como Oracle ou Batgirl (DC, 1989), e um abraço pra toda a galera da S.H.I.E.L.D. (Marvel, 1963)!

Millenium - Lisbeth Salander

Millenium - Lisbeth Salander

Viu só? O hacking hoje em dia já está amplamente divulgado e representado em praticamente todas as mídias! Nas telas dos cinemas, em documentários, na sala de casa com suas séries, no silêncio da noite com os animes, nos quadrinhos e até nos videogames (aquele alô para Watch Dogs)... As influências dessa cultura hoje são inevitáveis e vitais, reflexo de um futuro ainda mais popular para o hacking. Seja Q em 007, Rihanna em Ocean's 8, seja Mark Strong em Kingsman, Nick Fury ou Viúva Negra, seja Lisbeth Salander em Millenium, IT Crowd, Silicon Valley, Lie To Me, Blade Runner, Ex Machina, Velozes e Furiosos, Missão Impossível, Duro de Matar, Black Mirror… Não importa onde, nem quando, nem como - Os hackers estão em toda parte.

Watchdogs

Watchdogs

Marina Ciavatta