Marcos Cassel

Marcos é um entusiasta da Segurança da Informação e trabalha com isso há mais de 8 anos, sendo o atual responsável pela segurança da informação na Thoughtworks América Latina. 
É formado em segurança da informação pela Unisinos, com MBA em Liderança e Estratégia organizacional pela ESPM, certificado CISSP, Auditor Líder ISO 27001 e outras.
Marcos tem como foco a gestão estratégica de riscos, aculturamento e conscientização, resposta a incidentes e atualmente tem se dedicado a entender a melhor forma de garantir a segurança da informação em ambientes onde a autonomia das pessoas e a agilidade são uma regra

Palestra: Por que é que a engenharia social continua tão eficaz?

Ataques de engenharia social têm sido um dos principais vetores de ataque para grandes vazamentos de dados. E para entendermos como nos proteger é necessário não só entender como os atacentes pensam, mas como que nossa mente reage aos estímulos usados por eles. Por isso, na buscar por um processo de conscientização mais eficaz, por uma cultura de segurança mais real, venho tentando compreender os viéses psicológicos que nos tornam vulneráveis a esse tipo de ataque e que tipo de estímulos podemos utilizar para combater estas ameaças.