Julio Neves

Julio Neves além de sócio diretor da Livra-TE - Tecnologia & Educação em Sw Livre - também é professor universitário.

Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM, Analista de Suporte de Sistemas desde 1969.

Trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional Unix-Like, da Cobra Computadores.

Autor dos livros "Programação Shell – Linux" que está em sua 11ª edição e do "Bombando o Shell", também escreve regularmente para publicações técnicas como as revistas Linux Magazine, Libre Office Magazine e Espírito Livre, além de diversos sites técnicos de Software Livre.

Palestra: Assim na Terra como no Shell

O Shell taí, bem debaixo do seu nariz... Sem ele não existiria o Linux, nem o Unix, ou seja, não existiria nenhum resquício de um Sistema Operacional inteligente. E mesmo assim você continua a olhá-lo com desdém, esforçando-se para ignorá-lo por completo, achando que o seu mousezinho lhe levará ao paraíso. Estás redondamente enganado! Na interface gráfica, você faz somente o que ela permite ou o que ela sabe fazer, na interface a caractere, você faz o que quiser, sem fronteiras.

Nessa palestra será demonstrado que praticamente todos os problemas dos administradores podem ser resolvidos em poucas linhas de código, desde que se invista um pouquinho de tempo para estudar este excelente interpretador.

A palestra será desenvolvida de forma a apresentar as implementações do Bash 4.x e mostrar o que há de mais moderno em interfaces gráficas para o Shell, que acreditem, são fabulosas.