Emmanuelle Richard

Emmanuelle Richard desenvolveu seu primeiro aplicativo aos 12 anos e desde então sua vida mudou.
Já palestrou em diversos eventos como a Campus Party, Flisol, PhP Experience, RubyConf, DevFest Nordeste, Roadsec e outros, mostrando a todos que programar é divertido além de ser uma atividade fascinante.
Atualmente está com 16 anos, cursa Ciências da Computação e trabalha em uma empresa de desenvolvimento de softwares como programadora.  
Tem conhecido muitas pessoas inspiradoras fascinando-a cada vez mais com este novo mundo que surgiu à sua frente.
Além disso, coordena um projeto, o W3E - Women Winning the World with Equity, que tem como objetivo instigar e apoiar as mulheres a conquistarem seu lugar onde quer que desejem.

Palestra: Lugar da mulher é na tecnologia e onde mais queira

As mulheres foram fundamentais para termos a tecnologia atual, apesar de todas as barreiras existentes. Prova disso é que a programação de computadores foi criada por uma mulher, Ada Lovelace, antes mesmo do computador existir. Ela, como inúmeras outras, foi simplesmente esquecida de modo que quando pensamos em grandes nomes em diversas áreas, não lembramos das mulheres. 

Atualmente cerca de apenas 10% das pessoas envolvidas com TI são mulheres, segundo a sociedade brasileira de computação. Há várias barreiras que dificultam o acesso das mulheres nas áreas tecnológicas e estão tão arraigadas que, muitas vezes, não nos damos conta de que desencorajamos nossas meninas de se tornarem cientistas e inventoras brilhantes, e as poucas que insistem têm que conviver com ambiente predominantemente masculino.