Ciswal Santos

Ciswal, é formado na Faculdade de Tecnologia e graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará. O professor de ciências da computação desenvolveu um projeto que ajuda na geração de energia solar de forma sustentável com um aparelho que custa um pouco mais de um salário mínimo.

Por causa desse projeto, foi selecionado para estudar na Universidade de Harvard - uma das mais tradicionais do mundo - onde receberá  aporte educacional para desenvolver o equipamento, que reduz em 70% o consumo de energia de uma residência de uma família com quatro pessoas.

Além de lecionar, Ciswal é tricampeão de judô, atividade que pratica desde a adolescência, e campeão nordestino de xadrez. Ele concilia a profissão de professor com o cargo de gerente de manutenção em uma empresa de Juazeiro do Norte e como escritor, tendo lançado o livro "Pensamentos que fazem crescer"

Palestra: Geração de energia com tecnologia espacial

A palestra falará sobre o desenvolvimento do projeto de captação de energia solar fotovoltaica acoplado com tecnologia espacial com base em estudos do MTI. Esse projeto tem a possibilidade de gerar energia, levando luz, água e internet a pessoas carentes, no nordeste, África, e povos necessitados, tudo isso por menos de R$1.000,00.