RAFAEL SARRES DE ALMEIDA

Formação: Bacharel e Mestre pela Universidade de Brasília Cargos ocupados: 2000-2008: Superior Tribunal de Justiça Gestão, suporte de rede local, longa distância, servidores de aplicação 2008-atual: Banco Central do Brasil Gestão, suporte à telecomunicações, rede local e serviços de comunicação unificados como telefonia IP, videoconferência e mensageria instantânea, assessoramento sobre novas tecnologias financeiras como o blockchain e DLT 2006-atual: UniCeub Professor das disciplinas Certificação Digital e Segurança em Transações Eletrônicas

Palestras

  • ROADSEC BRASÍLIA 11/03/2017

Título: A Revolução Financeira Digital: Como blockchain e criptomoedas estão criando uma nova economia sem intermediários

Moedas eletrônicas sem emissores nem fronteiras e contratos digitais auto executáveis parecem partes de uma ficção cyberpunk, mas hoje são realidade. O Bitcoin mudou o paradigma computacional em 2009 ao criar uma nova forma de transacionarmos na Internet. Hoje são centenas de criptomoedas e novas plataformas sem intermediários estão em desenvolvimento.
Quais serão os desafios dessa nova realidade?

  • Roadsec PRO e Roadsec BELO HORIZONTE 08/2016

Título: Blockchain: O novo paradigma

A internet acabou com as fronteiras na comunicação e alterou para sempre a forma que nos relacionamos e consumimos informação, mas um problema sempre limitou a revolução: A falta de um sistema de confiança pervasivo.
A confiabilidade em um sistema com múltiplos agentes desconhecidos é um problema complexo e sua solução sempre orbitou o uso de intermediários como os cartórios e sites de comércio eletrônico. A dificuldade é multiplicada quando entramos no cenário transfronteiriço.

Blockchain é a tecnologia permitiu que o bitcoin fosse a primeira moeda totalmente virtual capaz de operar sem intermediários ou empresas. O sucesso de operação durante mais de 6 anos sem problemas graves chamou a atenção para o potencial disruptivo da tecnologia e gerou uma gama de novos serviços, mostrando que moedas virtuais foram apenas o começo da revolução. Os problemas e virtudes desse novo paradigma já começaram a aparecer e todos devem se preparar, pois não se trata de "se" você será afetado, mas "quando".

  • ROADSEC PRO BRASÍLIA 04/03/2016

Titulo: Desmistificando o Bitcoin: Uma abordagem tecnológica e filosófica da moeda mais controversa da história

O dinheiro e suas características. - Uma descrição do que é o bitcoin e o funcionamento de sua tecnologia interna, o blockchain. - Um breve histórico da moeda virtual e seu crescimento. - A origem do valor do bitcoin e sua comparação com ouro. - O paradigma da descentralização. - Detalhamento tecnológico da segurança e privacidade em pagamentos com bitcoin. - Os impactos nos reguladores financeiros: Possibilidades de fraudes, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. - Abordagem de evoluções possíveis dessa nova forma de pagamento.