Cart 0
Roadsec2018-FundoSite-Roxo.png

Conheça as oficinas

Drone, Lock Picking, Caneta 3D e muito mais atividades esperam por você!

 
RS2018-header-oficinas.jpg

Oficinas

O laboratório de oficinas do Roadsec é uma das atrações principais do evento! Pilote um Drone, construa e comande seu robô de Lego, faça sua própria arte em 8-bits ou abra cadeados sem usar chaves com lock picking. Isso e muito mais te esperam! Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre cada uma delas:

 
Roadsec2018-FundoSite-Azul.png
Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_Drone.png

Drone

Os drones estão dominando o mundo, e não seria diferente no Roadsec! A oficina de Drone foi uma das primeiras oficinas do nosso laboratório, e desde o começo, a mais popular. Afinal, quem é que não morre de vontade de colocar essa máquina voadora para realizar flips em pleno ar, tudo pelo próprio celular?

 

O Equipamento

O Mini Drone Rolling Spider da Parrot pode ser comandado por celular e até programado para fazer manobras, tudo com um só clique na palma da sua mão! Basta baixar o aplicativo de vôo chamado FreeFlight Mini (atenção, não é PRO) e assistir ao tutorial para garantir um bom vôo. O aplicativo está disponível na AppStore e Google Play. Lembre-se também de ligar o Bluetooth e parear com o drone antes de sair voando.

 

O objetivo

Nas hélices e engrenagens dos drones, o mundo avança. Serviços antes lentos e de difícil atendimento físico são hoje substituídos por pequenas máquinas de controle remoto, de baixo custo e extremamente úteis e versáteis. Cobertura de eventos, entrega de materiais, até mesmo proteção e salvamento. São poucas as coisas que o Drone não é capaz de inovar, e é por isso que queremos familiarizar os participantes do Roadsec com o equipamento. Inovação é sempre a palavra do futuro.

Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_LockPicking.png

Lock Picking

O acesso aos dados em Segurança da Informação sempre é um assunto sério. Desde caça à envelopes confidenciais até invasões de cofres e sistemas, a quebra de chaves sempre foi uma grande questão. É preciso entender o ataque para saber como funciona a defesa. A técnica de Lock Picking é antiga e até hoje, um recurso indispensável. Na oficina, você aprenderá um pouco desta velha arte, e com apenas algumas ferramentas...

 

O equipamento

O equipamento do Lock Picking varia muito de acordo com sua habilidade e curiosidade para novas experiências. As ferramentas são simples e de fácil acesso, funcionando a partir de técnica básicas e persistência. Basta uma ferramenta de “torque” para empurrar, e uma de “pick” para destravar, e você domará a arte do Lock Picking!

 

O objetivo

Qual seria a função de um teste de penetração para melhorar a segurança de um sistema, se seu executor desconhecesse as maneiras de domar os segredos que encontra, os forçando a ceder? Nenhum defensor é completo sem também conhecer as manobras de ataque, e é esta atitude que incentivamos em nossa oficina.

Roadsec2018-FundoSite-Azul.png
Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_MindStorm.png

Lego

Se você imagina, você pode construir, e se construir, você pode comandar! Com a oficina de Lego Mindstorms®, os participantes podem montar complexos robôs de legos e ainda podem controlá-los remotamente. Com o uso do aplicativo e de um tablet, é possível atirar, levantar blocos e até mesmo rodar seu robô pela oficina!

 

O equipamento

O Lego vem com um conjunto de peças que inclui motores, sensor de cor, de movimento e infrared, bloco de inteligência EV3, e quase 600 peças de Lego! Com o guia do construtor (também é possível baixar um app de construção 3D chamado 3D Builder), o participante pode escolher entre os robôs tradicionais ou dar asas à imaginação. É possível controlá-los por tablet ou celular através do aplicativo Robot Commander, disponível na App Store e Google Play (iOS e Android).

 

O objetivo

Instigante e desafiador, o Lego incentiva seguir regras de montagem ou inovar por conta própria, gerando novos robôs a cada peça. Além disso, o participante terá a chance de escolher entre um grande número de comandos, desde simples até complexos, para controlar seu robô e criar uma nova gama de utilidades para o mesmo, superando desafios e expectativas. A oficina também proporciona o trabalho em equipe, já que o robô pode ser construído a mais do que duas mãos.

Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_LittleBits.png

littleBits

A eletrônica está em todo o nosso redor. Desde os interruptores de luz até os próprios computadores, os circuitos dominam o mundo. E aqui na oficina de littleBits todos estão convidados a aprender o básico, montando o seu próprio circuito com leds, motores, controladores e muito mais!

 

O equipamento

A oficina de littleBits utiliza um kit de pequenas peças eletrônicas com ligamentos magnéticos, que se conectam com a simples aproximação um do outro. São peças de funções bem simples, desde condução de energia até pulso ou rotações. Conheça um pouco mais do littleBits:

 

O objetivo

A energia corre por praticamente todos os espaços e atividades que os humanos de hoje executam e habitam. Nesse mundo completamente tomado por circuitos, desde pequenos brinquedos até enormes fábricas, a eletricidade precisa sempre ser levada de um ponto a outro, por caminhos chamados de circuitos. De forma bem simples, didática e divertida, a oficina pretende jogar uma luz nesse tema ;-)

Roadsec2018-FundoSite-Azul.png
Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_PixelBeads.png

Pixel beads

É hora de colocar a mão na massa! Escolha dentre várias cores e peças e faça o seu próprio desenho em 8-bits para levar para casa. Cuidado para não se queimar ao derreter o plástico (o instrutor ajudará você). Traga as crianças para se divertir ou faça você mesmo!

 

O equipamento

Também chamado de Hama Beads ou Perler Beads, as pequenas miçangas plásticas de 3mm podem ser encontradas em vários sites especializados ou até no Mercado Livre. É preciso também usar uma placa de modulagem plástica para prender as peças e um ferro quente com papel vegetal para derreter e juntar as pecinhas. Olha só:

 

O objetivo

Conforme o tempo passa e o processamento de nossas máquinas avança, vamos aos poucos esquecendo o quão limitadas eram as nossas escolhas quando o assunto era gráfico. Desde aplicativos de desenho e placas de vídeo monstruosas até as antigas técnicas de arte com caracteres, os pixels sempre foram vitais. E é aqui na oficina de Pixel Beads que eles viram estrelas (literalmente)!

Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_OculusRift.png

Oculus Rift

Você já deve ter visto a realidade virtual por aí, não é? Gente gritando, pulando e até se jogando no chão usando o óculos no rosto… Todas essas pessoas imersas em um outro universo, com gráficos e possibilidades tão incríveis que você acredita que é mesmo real! Hora de colocar os Oculus Rift, empunhar o joystick e fazer parte desse outro mundo no Roadsec.

 

O equipamento

Usamos o novíssimo equipamento da Oculus Rift, em conjunto com as duas manoplas especiais chamadas de Touch, possibilitando o participante não só a visualizar a realidade virtual como a interagir “fisicamente” com o que consegue ver. Temos várias experiências te esperando, olha só:

 

O objetivo

O mercado da realidade virtual já está invadindo as nossas vidas! Já incrementada em videogames do nosso cotidiano, essa realidade já está trazendo novidades nas áreas médicas, de arquitetura, militares, de entretenimento, cinematográficas e em todo um mundo de simulações que você possa imaginar, o que vai mudar de vez o mercado de tecnologia de como ele é hoje. Você está preparado?

Roadsec2018-FundoSite-Azul.png
Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_Caneta3D.png

Caneta 3D

A impressão 3D já se mostrou uma grande revolução em basicamente todos os mercados de produção, incluindo o de tecnologia, otimizando custos e trazendo um mundo inteiro de possibilidades para makers. A Caneta 3D é como ter uma pequena impressora em suas próprias mãos, e nesta oficina você pode criar qualquer projeto com ela. 

 

O equipamento

3 canetas 3Doodler, da melhor qualidade, junto com uma infinidade de filamentos coloridos e moldes especiais estarão disponíveis para uso. Basta escolher um dos projetos nos manuais impressos e começar a criar o seu!

 

O objetivo

Criar, inovar, eliminar fases complexas e transformar em ações simples e de fácil aprendizado e compartilhamento, dar asas à imaginação e fazer você mesmo: Essas são apenas algumas das diretrizes da cultura MAKER, homenageada nessa oficina.

 

Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_Impressora3d.png

Impressora 3D

Você já deve ter escutado muito sobre impressão 3D por aí, mas você sabe como ela funciona? Conhece todas as usabilidades e o tremendo potencial que um equipamento deste tem? Sabe do impacto que terá no futuro da indústria? Então vem aprender isso e muito mais na oficina! Veja a impressora funcionando e projete o seu modelo!

 

O equipamento

A e.tech, uma empresa brasileira, produz uma impressora 3D com a maior taxa de brasilidade até hoje! Em conjunto com a 3D Cloner, trazem uma máquina operante para apresentações de uso da tecnologia e ensino de manuseio para o evento. Veja só ela em ação:

Ligue as legendas!

 

O objetivo

A famosa impressora 3D já dominou muitos mercados e ela não vai parar tão cedo. Aplicações médicas, militares, de produção industrial, no ramo de construção e até no ramo alimentício a impressão 3D já chegou! Desde máquinas caseiras até enormes guindastes, a impressora 3D está dominando o mundo e quem não a conhece ainda, com certeza vai estar de fora de tudo isso que está por vir.

Roadsec2018-FundoSite-Azul.png
Roadsec-Pictograma-V3-Vermelho_Cryptorace.png

Cryptorace

A criptografia é a antiga técnica de transformar mensagens em códigos secretos, compreensíveis apenas para aqueles que possuem o que é chamado de "chave" para decifrá-la. Nesta oficina é possível aprender algumas das criptografias mais básicas e decifrar várias pistas de uma forma fácil e divertida!

 

O equipamento

Tudo o que você precisará é papel, caneta e muita curiosidade. Apostilas e pistas estarão disponíveis na mesa e o instrutor voluntário auxiliará os participantes com as chaves para decifrar as pistas e descobrir as mensagens criptografadas. 

 

 

O objetivo

Desde os tempos de César, a criptografia é uma arma potente: Começou a ser usada para comunicação em meio a grandes guerras, inclusive foi uma grande peça na Segunda Guerra (leia sobre Alan Turing, Enigma e Bletchley Circle). Hoje em dia a criptografia é uma parte importante da nossa privacidade digital, e é constantemente perseguida por governos. Só é possível participar dessas grandes discussões se todos entendermos juntos pelo menos um pouquinho de criptografia.