Marcus Vinícius Gomes Abreu

Analista, graduação em Redes de Computadores (UNIFACS) e especialização em Automação, Controle e Robótica (SENAI-CIMATEC). 
Funcionário da Siemens Global Corporate, analista de sistemas e soluções industriais (PIMS, LIMS, MES, MOM e BES). Atuando na área de TI corporativa desde 2006 e em TI Industrial desde 2012, crescimento profissional contínuo e sempre em buscas de desafios. Certificações de tecnologia e produto nas empresas: Microsoft, OSIsoft, Intel e EXIN.

Palestra: Segurança Cibernética e Interoperabilidade na Indústria 4.0

Atualmente os conceitos de fábrica inteligente e transformação digital estão sendo bastante explorados pela indústria, isso se deve a popularidade em que o termo “Indústria 4.0” vem conquistando, porém, determinados princípios de design para a implementação de tal metodologia não estão sendo levados em consideração, dentre eles estão a interoperabilidade e segurança cibernética entre os dispositivos e sistemas presentes na arquitetura da indústria 4.0. Este trabalho visa identificar os aspectos mais relevantes de segurança e interoperabilidade que devem fazer parte da estratégia de implementação da iniciativa “Indústria 4.0".