Marcelo Veloso

MBA em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade FUMEC, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade PUC-Minas, com 19 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na área de infraestrutura de TIC. Atualmente é Assessor da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, coordenando projetos de Governança Eletrônica e Segurança da Informação. Membro do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação responsável pelo Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Possui as certificações Certified Integrator Secure Cloud Services, Cloud Computing Foundation, ISO 27002 Information Security Foundation, ISO 20000 IT Service Management Foundation, ITIL Foundation, MCSA, MCITP, MCTS, MCDST, MCP.

Tema da Palestra: 

Resolvendo a equação: BYOD = (Produtividade)² + (Riscos)²

•        Definição de BYOD

•        Benefícios

•        Desafios

•        BYOD na prática

Apresentação de cases que demonstram como o BYOD vem sendo adotado na prática por organizações, com a exposição dos principais fatores a serem considerados na definição de uma política para uma adoção bem sucedida.

A adoção de programas de BYOD tem crescido a cada ano, e de acordo com um estudo realizado no mercado nacional em 2013 pela Nativa, 59% dos CIOs entrevistados pretendem adotar a prática até 2014, o que demonstra que será uma prática corrente no Brasil, em todos os segmentos no mercado.

Sendo assim, o objetivo desse estudo é apresentar quais os possíveis benefícios a serem alcançados com a adoção de uma política formal de BYOD, ao mesmo tempo em que regule o seu uso, evitando ou minimizando os riscos e impactos negativos para as organizações.