LUCAS PINHEIRO

Bacharel em Tecnologia da Informação com ênfase em Sistemas Embarcados no Instituto Metrópole Digital - UFRN, Lucas é um entusista e autodidata em segurança digital. Seus projetos pessoais em engenharia reversa lhe renderam prestígio e chamaram a atenção de grandes empresas, como a Microsoft que recentemente o selecionou para integrar o time de segurança da empresa. Entre os seus projetos citados, merecem destaque:

3DNES, NES emulator written in C and ARM assembly for Nintendo 3DS.

2016 Grand Chase Security Analysis, Reverse engineering and analysis of the security measures used by Grand Chase’s network protocol.

2016 NF Framework, game engine framework written in C++ and Modern OpenGL.

2016 HENkaku Reverse Engineering, reverse engineering and analysis of HENkaku, exploit used to run homebrew on PS Vita.

Palestras

  • ROADSEC NATAL 06/05/2017

Título: 0X0020: ASREVER AIRAHNEGNE - JUST FOR FUN!

Esta apresentação ilustra a importância da engenharia reversa como ferramenta essencial e quase obrigatória para o profissional de segurança digital.  Além de introduzir alguns conceitos fundamentais desta atividade (diferentes conjuntos de instruções, como ARM, x86_64, MIPS, 6502, Calling Conventions [...]), são apresentadas algumas das principais ferramentas utilizadas (IDA Pro, Objdump, Radare, Capstone, ollydbg, lldb). Para finalizar, alguns "cases" são apresentados e discutidos, dentre os quais "como utilizar o Capstone-disassembly framework para gerar uma lista de rop-gadget".