Lucas M.A.C.

Casado com a Eliane, pai da Leia, Hacker, Ativista do Software Livre, Presidente da APISoL, Co-fundador do Teresina Hacker Clube, Analista de Suporte e Redes na Hoblicua Produtora, Geek desde sempre...

Ah! E nas horas vagas, violinista e cinéfilo. :)

Palestras

  • ROADSEC teresina 16/04/2016

Título: Civic hacking e o que você tem a ver com isso

Para muitos, levar o "jeito hacker" de viver significa uma vida fora da lei, de crimes virtuais. Ledo engano. Nós, hackers, temos um jeito único de ser, temos um foco, um interesse. Gostamos de vivenciar desafios e de aprender com nossos próprios limites. Como (inevitavelmente) vivemos em sociedade, temos que cumprir nossas obrigações cívicas. E por que não utilizar nossa forma de ver o mundo para ajudar toda a população?

Com o Civic hacking podemos fazer isso. Como? Utilizando tecnologias livres para extrair, criar, reutilizar e recombinar dados públicos. Em síntese, o 'hacker civil' estimula ações de participação política da comunidade na web, de modo que a população dá sua expressão e contribuição via internet. Em outras palavras, faz uso estratégico da rede para assim fortalecer o poder crítico e político da sociedade.

Civic Hacking é mais que um termo, é uma alternativa, uma tática que se insere na e-democracia.