CÓDIGO DE CONDUTA

 

O Roadsec é um evento em constante evolução. Com nossos participantes, staff, palestrantes e amigos de todo o Brasil, estamos sempre aprendendo cada vez mais e inovando não só o nosso formato mas também nossa execução e abordagem com o público.

 

É por isso que incentivamos a diversidade e igualdade no tratamento de todos os presentes, independente de credo, religião, cor da pele, etnicidade, aparência, sexo, gênero, opção sexual, idade, necessidades especiais, nível de conhecimento ou situação econômica e social de qualquer tipo. Não toleramos maus tratos de nenhum humano, tampouco de inteligências artificiais.

 

Como já diz o código de conduta da DEF CON, “a regra de ouro é que todos sejam excelentes uns com os outros. E caso isso falhe, só não seja um babaca, ou será removido do evento”.

 

Queremos propor um ambiente seguro de encontro, entretenimento, troca de conhecimento e networking. Trabalhamos para acolher tanto leigos e interessados quanto especialistas e profissionais da área em um único lugar. O que mais queremos é ver a interação entre a comunidade, as universidades e os fãs de hacking, segurança e tecnologia, para o engrandecimento da área.

 

Uma dica bem útil? “Não” significa “não” e “pare” significa “pare”. Simples assim.

 

Não toleramos preconceito, violência, discriminação, perseguição, uso não consensual de câmeras fotográficas ou imagens, contato físico indesejado, discurso de ódio ou assédio a ninguém! Por isso, em caso de qualquer acidente, pedimos por favor que seja reportado a um membro da equipe Flipside, que pode ser encontrado na área de credenciamento do evento. Você também pode pedir que um voluntário Roadie no evento te indique o funcionário da Flipside mais próximo. Temos também um canal sempre aberto para conversa, no nosso contato: roadsec@f-scp.com

 

Você pode escolher fazer uma denúncia anônima se isso lhe deixar mais confortável. Pedimos a gentileza que nestes casos, nos repassem o máximo de informações e evidências, sejam prints, nomes ou contato de testemunhas, grupo ou edição do incidente, horário, descrição dos envolvidos, local específico ou qualquer detalhe que possa nos levar à melhor apuração do caso e portanto a uma resposta rápida e uma solução adequada. Todas as informações a nós passadas serão tratadas com a mais estrita confidencialidade.

 

Mesmo que a sua denúncia ou problema não seja referente ao Roadsec mas você possui dúvidas ou está sofrendo com algum caso de assédio virtual, não deixe de nos procurar. Estamos sempre empenhados em ajudar de todas as formas, até mesmo indicando profissionais ou indicando advogados e solução para incidentes.

 

CARTÃO VERMELHO: Para facilitar o direito de fala dentro dos eventos, todos os participantes receberão um cartão vermelho. Este cartão pode ser levantado em qualquer momento que lhe deixe desconfortável por qualquer motivo de desrespeito que esteja ocorrendo ou qualquer incidente que vá contra o nosso código de conduta. Acreditamos que assim todos tenham um igual direito de expressão em nossos ambientes, podendo se manifestar de imediato nestas situações, buscando uma resposta ou solução justa. A equipe se compromete a se atentar aos cartões e escutar atentamente a todos que o utilizarem, seja durante uma palestra, um painel ou debate, etc.

O link deste código estará nestes cartões e pedimos a todos que nos devolvam o mesmo ao fim do evento ou no momento de sua partida, compartilhando conosco o que acharam da ação e se ela deixou-lhes mais confortável.

 

O Roadsec é um evento privado e por isso nos reservamos ao direito de pedir a retirada, afastamento ou banimento de infratores do nosso código, sem acesso a reembolso, de acordo com a situação. É por isso que reforçamos a importância do diálogo e da denúncia para que possamos tomar as providências necessárias e justas.

 

Queremos convidar todos a nos ajudar a melhorar! Este código não se finda aqui e todos podem nos enviar novas sugestões para inclusão no mesmo. Temos certeza de que juntos podemos não só evoluir como comunidade como também propagar o bem estar, segurança e conforto a todos os participantes, estendendo nosso código inclusive aos grupos e ambientes digitais do Roadsec.

 

Esperamos que você tenha um bom evento :-)

 

Atenciosamente,

Equipe Roadsec